FURNAS - Notícias - FURNAS Online  
 Todas as notícias
    
Aumenta o nível do reservatório da Usina Serra da Mesa


Conforme previsto desde a construção da hidrelétrica, os terrenos às margens do lago da Usina Serra da Mesa (GO) que fazem parte do reservatório estão sendo cobertos pelas águas até a cota 460,50 metros (em relação ao nível do mar), devido a um conjunto de fatores como o volume de chuvas na bacia hidrográfica e o planejamento da produção de energia.

O controle do nível de enchimento do reservatório é realizado conforme orientações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no país, de acordo com as necessidades do mercado consumidor.

FURNAS Centrais Elétricas S.A. mantêm programa de comunicação que informa e notifica às pessoas que ocupam, de maneira irregular, os terrenos que são destinados ao reservatório e à Área de Preservação Permanente (APP) da Usina Hidrelétrica Serra da Mesa.

Além de estarem legalmente previstas, as APPs do entorno dos reservatórios são de grande importância ecológica, pois têm como função preservar os recursos hídricos, a estabilidade geológica e a biodiversidade. Elas são protegidas por leis federais e resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) que estabelecem normas e critérios para sua utilização. No caso da Usina Serra da Mesa, a Área de Preservação Permanente tem uma largura de 100 metros no meio rural e 30 metros nas áreas urbanas a partir da cota máxima do reservatório.

Conheça mais detalhes sobre a Usina Serra da Mesa

Clique no link abaixo e assista a reportagem do Jornal da Globo sobre a situação do reservatório




Serra_da_Mesa-Jornal_da_Globo_18-02-2010.wmv   

   

   

   

   


Publicado em: 02/19/2010